O que é cidade
Para definir a cidade começa-se comparando grandes cidades atuais às antigas, estudando suas divisões e desenvolvimentos no decorrer dos séculos. O que seriam e como foram definidos os espaços urbanos, para concentrar e atrair a população ( como um ímã).
Passaram a utilizar tijolos como material de construção, pois permitiam com maior facilidade a modelagem na construção de casas, templos e outras construções. Estes templos religiosos, assim como as plantações, tinham como ideal reunir as pessoas, porém não foi assim que ocorreu.
Citado como exemplo na Bíblia, a torre de Babel que também foi sugerida para reunir o homem, na verdade acabou por separá-los.
Raquel cita em seu livro que “... a grande construção feita de milhares de tijolos marca a constituição de uma nova relação homem/natureza, medida pela primeira vez por uma estrutura racional e abstrata.”(Pág.15 ).
A cidade está mais ligada à evolução do ser humano do que ele possa imaginar. Em alguns momentos passamos por ela despercebidos, sem nos darmos conta da sua relevância no nosso cotidiano. A autora apresenta uma interessante antítese ao mencionar o racional e abstrato, como uma grande conquista do homem, na medida em que foi possível um conúbio entre esses dois extremos do pensamento, e a partir daí o pensamento tornou-se um grande aliado do ser humano.
Fatos corriqueiros e verdadeiros, e toda essa aglomeração de indivíduos ela define por “massa”, o que constitui também a cidade.
Porém, as diferenças no espaço urbano são bastante aparentes no nosso cotidiano o que leva ao fragmento do