Cidades
Cidades, sociedades e modos de vida
Mônica Virginia de Souza
Apresentação
Este artigo tem por objetivo apresentar alguns significados da palavra cidade, seu surgimento, trajetória e transformações ao logo da história. Aqui, tentamos compreender e refletir sobre a relação entre a cidade e as vidas humanas, repletas de diferenças e peculiaridades.
Buscamos entender melhor sobre o mundo urbano contemporâneo a partir das relações socioterritoriais, das diferenças e igualdades, dos cotidianos, dos conflitos e anseios.
Algumas idéias do presente texto, somadas à pesquisa em campo nas periferias leste da
Cidade de São Paulo, surgiram a partir de reuniões e discussões com o grupo pluridisciplinar de pesquisadores e profissionais do grupo Impactos Ambientais, para construção do Curso de
Aperfeiçoamento, direcionado a professores e profissionais da rede pública de ensino do Estado de
São Paulo.
Para este trabalho, direcionado ao Módulo Cidade Educadora, tentamos abordar os mais diversos temas e conceitos que permeiam nosso entendimento sobre a cidade, permitindo-nos resgatar um período importante na história da cidade, a Era Industrial, quando todos os paradigmas e ideais foram abruptamente transformados. Esse período é importante, também, para compreendermos a cidade atual – heterogênea, conflituosa, reflexiva, crítica, idealista, grande, pequena, com tantas peculiaridades. Assim, pretendemos que este texto nos auxilie, mostrando a trajetória da cidade ao longo da história, e permita-nos exercitar a percepção e a reflexão sobre seu papel em nossas vidas. Nesse contexto, optamos por apresentar a Cidade de São Paulo, por ser um local onde poderemos compartilhar de experiências e expectativas, com o intuito de melhorar a nossa qualidade de vida e a relação com a cidade.
As cidades e seus significados
Alguns dos conceitos sobre cidade afirmam que ela surgiu da transformação da aldeia – de fragmento do ambiente natural