Assistência de Enfermagem ao recém nascido
Sumário
Introdução
Recém-nascido
Enfermagem e o Recém-nascido
A assistência ao recém-nascido na sala de parto
Anamnese e exame físico do recém-nascido
Reanimação neonatal
Assistência ao recém-nascido na unidade de neonatologia
Banho do RN
Algumas doenças neonatais
Infecções congênitas e perinatais
Transporte do recém-nascido
Bibliografia
2
3
4
5
6
8
14
19
21
22
28
32
34
Introdução
O recém-nascido (RN) é um ser vulnerável a infecções e patologias, pois seu sistema está se adaptando ao novo meio. É exatamente nesta fase que ocorre o maior índice de mortalidade e morbidade infantil. Ao decorrer do artigo foram abordadas técnicas e procedimentos para identificar e intervir na saúde do neonato. Este estudo foi realizado de forma exploratória, onde se fez um levantamento de literaturas já existentes em livros e artigos além de dados de entidades públicas (UNICEF) e foram analisados dados epidemiológicos, teve-se como objetivo enfatizar os cuidados necessários que o enfermeiro e sua equipe devem executar em uma assistência eficaz ao recém-nascido, oferecendo assim um ambiente propício para o seu desenvolvimento.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), toda criança até o 28º dia de vida é considerada recém-nascido (RN), muitos autores consideram as quatro semanas subseqüentes ao nascimento como período neonatal.
Ao longo dos anos a mortalidade dos RNs vem diminuindo graças ao avanço científico e a uma assistência primaria efetiva, em séculos passado o índice de mortalidade infantil era elevado devido a criança ser afastado dos pais porque cuidar dos filhos era um visto como um fardo pesado, e então as crianças eram cuidadas por amas de leite. Outro fator que contribuía para o alto índice de mortalidade na fase neonatal era as precaridades.
A enfermagem esta presente nos momentos cruciais do ser humano, acompanhando desde o nascimento até sua morte, com isso, os enfermeiros em especial precisa
conhecer