Eletroquimica
Seguindo resultados da aula realizada em laboratório, o processo de oxidação aumentou o número de oxidação, e redução diminuiu o número de oxidação. O oxidante ganhou elétrons e se reduz, e o redutor perdeu elétrons e se oxidou. A oxidação, portanto, corresponde à perda de elétrons, e a redução, ao ganho de elétrons. Essas conclusões são válidas quando estão envolvidos apenas íons simples. Assim tempo o potencial padrão, os padrões das meias reações estão relacionados ao fato de termos transformações químicos que envolvem transferências de elétrons entre as espécies, ou seja, alguém perde elétrons (oxida), enquanto alguém ganha (reduz). Isso pode ser feito artificialmente, colocando as espécies desejadas, e passando por elas uma corrente de eletricidade.
II. OBJETIVO
Nosso objetivo dessa aula foi observar as reações de oxirredução de todos os procedimentos realizados em laboratório.
III. MATERIAIS E METODOS
Sulfato de cobre – CuSO4 com pedaço de chapa de zinco e o béquer, depois para o a etapa B usamos nitrato de prata – AgNO3, fio de cobre, e na etapa C, lâmina e fio de magnésio – Mg, lâmina e fio de cobre – Cu, Solução de ácido sulfúrico 1 mol/L– H2SO4 outro béquer e lâmpada de lanterna de 1,5 V. E na etapa D usamos lâmina e fio de zinco – Zn e uma lâmina e fio de cobre – Cu, limão e relógio digital
Na etapa A mergulhamos a chapa de zinco no sulfato de cobre;
Na etapa B mergulhamos o fio de cobre no nitrato de prata;
Na etapa C Conectamos os fios de Mg e de Cu à lâmpada. Após, conectado o fio de magnésio à chapa de magnésio e o fio de cobre à chapa de cobre mergulhamos as chapas na solução de ácido sulfúrico.
Na etapa D enfiamos metade de cada uma em um limão, sem que elas se tocassem, conectamos os fios a um relógio digital com bateria de botão.
IV. RESULTADOS E DISCUSÕES
O cobre ficou em solução e o zinco perdeu