O que é Cap.
Empesilho
A história das coisas é um filme dinâmico e objetivo, que fala dentre sobre o consumo exagerado de bens materiais, e o impacto agressivo que esse consumo desregrado acaba exercendo sobre o meio ambiente.
O vídeo trata do sistema que vai da extração da matéria prima, produção industrial, distribuição e consumo dos produtos, e acaba no tratamento do lixo.
Fala também do mal que o consumo em massa e essa extração de riquezas naturais veem interferindo em questões como clima (como um dos exemplos temos o aquecimento global), desocupação territorial por interferência no clima ou relevo, na saúde pública, pelo aumento de substâncias tóxicas presentes nos alimentos e produtos que utilizamos em nosso dia a dia, e principalmente, pelo acúmulo de lixo não reciclado ou não reciclável em aterros, que contaminam o solo e a água, ou em outro caso pior, como mostra o filme, o do lixo que é incinerado lançando seus resíduos tóxicos diretamente no ar, aumentando a poluição, proliferação de doenças e afetando os já citados fatores climáticos.
As grandes corporações, que dominam todo o mercado mundial são maiores que o próprio estado, mantendo-se assim no topo continuamente e aumentando seus lucros gradativamente sem empecilho algum.
Segundo o documentário, esse sistema é muito mal explicado nos livros, que ignoram alguns aspectos importantes, como as pessoas que participam dessa engrenagem e os limites impostos pela natureza, por exemplo. Diversas ações são postas em práticas com vistas à obsolescência (planejada e perceptiva) dos produtos. Nesse ponto, a mídia desempenha papel fundamental, pois bombardeia os telespectadores com anúncios de produtos e serviços, dizendo a eles que tudo está errado (seus cabelos, suas roupas, seus sapatos...) e que precisam consumir cada vez mais.
.