Gestão Operacional - Gestão Pública
1. COMO PODE SER ENTENDIDO O TERMO GESTÃO OPERACIONAL?
A “gestão” compreende o processo de coordenação das funções de planejamento, execução, avaliação e controle para atingir os objetivos organizacionais. Enquanto que o “operacional” refere-se às ações da organização.
Segundo Malmegrin (2012, p.15), “o objeto da Gestão Operacional é o conjunto de todas as ações que foram planejadas e são executadas no processo direto de prestação de serviços públicos” para seus usuários e beneficiários.
Nesse contexto, o gestor público deve exercer uma efetiva gestão da prestação de serviços públicos, por um órgão do Estado (nas três instâncias: federal, estadual e municipal) ou mesmo por uma entidade não estatal que exerce essa atribuição.
2. QUAIS SÃO OS CICLOS DE GESTÃO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E SUAS ETAPAS?
Segundo Malmegrin (2012, p. 24), “podemos ter em uma Gestão Pública: um ciclo de gestão PEAC para a gestão de políticas públicas, outro ciclo PEAC para a gestão de planos e programas e ainda outro para a gestão das ações operacionais”.
O ciclo de gestão PEAC prevê que a gestão seja executada em quatro etapas contínuas: o Planejamento, a Execução, a Avaliação e o Controle.
Para ilustrar, temos a Figura 6.
3. QUAL É O INTER-RELACIONAMENTO DOS CICLOS DE GESTÃO PÚBLICA?
O inter-relacionamento dos ciclos de gestão pública se dá na medida em que cada etapa do ciclo operacional pode abranger o planejamento, a execução, a avaliação e o controle de várias ações. Em um dado momento podemos estar avaliando uma ação “a”, executando o controle de outra ação “b”, e assim por diante.
Para ilustrar, temos a Figura 7.
4. POR QUE EXISTE IMPORTÂNCIA RELATIVA DAS ETAPAS PARA CADA UM DOS TRÊS CICLOS DE GESTÃO? IDENTIFIQUE QUAIS ETAPAS SÃO MAIS IMPORTANTES EM CADA CICLO.
Ciclo de Gestão de Políticas Públicas – Podemos notar que neste ciclo, a atenção é voltada às etapas de formulação e implementação de políticas públicas, pois esse ciclo de gestão