O que é burocracia
Técnica de Leitura Analítica apresentada às Disciplinas: Fundamentos da Administração do 1º Período Noite do Curso de Administração do Instituto de Ciências Econômicas e Gerenciais da PUC - Minas – BH.
Professores: Lilian Oliveira Guimarães
Belo Horizonte 30 agosto 2012
1 ANÁLISE TEXTUAL
1.1 Dados sobre o autor
Fernando C. Prestes Motta, nascido em 16 de março de 1945, na cidade de São Paulo, sendo o mais novo dos três filhos de Mariano Motta e Maria do Carmo Prestes Motta, típicos representantes da classe média paulistana.
Cursou o ensino básico, ginásio e científico, em colégio de padres jesuítas. Cursou a escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas, onde se formou como Administrador em 1967.
Casado e com uma filha, cursou o mestrado apresentando o tema “O Racionalismo Capitalista” e “A Evolução da Empresa Brasileira”, títulos que indicavam seu interesse pelas ciências sociais e a teoria sociológica das organizações. Com sua dissertação, obteve com louvor o título de mestre.
Em 1985, recebeu título de livre-docente da Universidade de São Paulo. Lodo depois, em 1991, se tornou através de concurso público, professor titular em Administração Escolar na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Foi também professor Contratado pela Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, onde permaneceu durante toda sua vida.
Durante sua vida, escreveu vários artigos, participou de várias pesquisas teóricas além de ter escrito várias obras, dentre elas o livro “O que é Burocracia”, publicado em 1980.
Em 2002, recebeu uma grande homenagem, onde foi identificado como “o sociólogo das organizações”. Pois, nenhum outro sociólogo brasileiro escreveu uma obra tão abrangente e profunda sobre as organizações quanto Fernando C. Prestes Motta. Que adoeceu e faleceu no ano seguinte.
(Fernando Prestes Motta)
2. ANÁLISE TEMÁTICA
2.1 Introdução
Este trabalho foi elaborado com