O que é alfabetização e letramento
A alfabetização é parte essencial da aprendizagem em diferentes perspectivas sob o ponto de vista da linguagem. Melhor dizendo o processo de alfabetização consiste em decifrar os códigos de identificação e interpretação dos sinais lingüístico, para adquirir informações.
O letramento é estabelecer ponte entre um indivíduo e as práticas sociais de leitura e da escrita. É interessante observar que quando alguém faz a leitura de um livro para uma criança, destacamos que ela está passando por um processo de letramento.
Segundo Bizzoto; Aroeira e Porto (2010) “Alfabetização e letramento são processos diferentes, cada um com suas especificidades. Porém ambos são indispensáveis quando se leva em consideração a aprendizagem da leitura e da escrita.”
O processo de alfabetização age em duas práticas de educação a formal e a informal. O método relacionado à aprendizagem informal consiste em tudo aquilo que o indivíduo aprende com suas vivencias sociais fora do ambiente escolar. Já a aprendizagem formal é aquela em que o indivíduo aprende dentro de uma instituição escolar tendo o professor como mediador entre o conhecimento e o aluno, através de intervenções do professor nas atividades e a interação do aluno com o conteúdo a ser ensinado.
Segundo Bizzoto; Aroeira e Porto (2010)
“Essa apropriação do conceito da leitura e da escrita obriga o aluno a formular hipóteses e a enfrentar contradições e diferenças entre sua construção pessoal e a escrita alfabética que encontra em seu ambiente escolar e comunitário.”
As crianças em sua formação inicial construirá alfabetização através de experimentação, observação, representação e construindo hipótese para se manifestar. Uma vez que a criança observa como os adultos falam e procura imitá-los, experimentando sons a sua fala até chegar a falar corretamente. No que diz respeito à representação a criança tem várias maneiras de representar a escrita, seja por meio de rabiscos, garatujas, letras e