O QUE S O TERPENOS
Terpenos, também chamados de terpenoides ou isoprenoides, constituem a maior classe de produtos naturais com mais de 55.000 compostos conhecidos (CHANG et al., 2010).
Terpenos são as principais substâncias capazes de promover o odor das plantas, dando-lhes aroma e sabor característicos, constituindo os famosos “óleos essenciais”, sendo então incluídos na classe dos Lipídeos. São também classificados como hidrocarbonetos, como é visto na fórmula geral da substância: (C5H8)n, uma junção de “n” isoprenos, composto orgânico formado por cinco carbonos, oito hidrogênios e duas ligações duplas.Entretanto, outras funções orgânicas podem associar-se à essa estrutura, a partir do rearranjo ou remoção dos grupos metila ou adição de átomos de oxigênio, oxidados, por exemplo.
Os terpenos são caracterizados pela quantidade de isoprenos contida na sua composição.
Nº de isoprenos
Fórmula
Nome
Exemplos
2
C10H16
monoterpeno limoneno, presente em essências de limão e laranja e os alfa e beta pinenos, principais componentes da essência de terebintina
3
C15H24 sesquiterpenos zingibereno, encontrado na essência de gengibre, bisaboleno, na essência do limão, essência de camomila. É comum encontra-los também em plantas e animais como agentes de defesa e como componentes de hormônios como o feromônio.
4
C20H32 diterpenos vitamina A
6
C30H48 triterpenos colesterol
8
C40H64 tetraterpenos carotenoides e licopenos
Mais de 10
--
politerpenos borracha, guta-percha (Tabela retirada do site http://www.infoescola.com/quimica/terpenos/. Acesso em 13/05/2015)
Os monoterpenos são constituídos de duas unidades de isopreno, como exemplo o limoneno, presente em frutas cítricas como o limão e a laranja. O limoneno possui isômeros ópticos, o R-limoneno e o S-limoneno, por conter um carbono assimétrico (ou quiral). R-Limoneno (laranja) S-Limoneno (Limão)
Esses isômeros ópticos do limoneno explicam as diferentes características no odor e sabor do limão e da laranja, já que