O QUE O POSITIVISMO
Pai do positivismo, ele acreditava que era possível planejar o desenvolvimento da sociedade e do indivíduo com critérios das ciências exatas e biológicas.
Isidore Auguste Marie François Xavier Comte nasceu em Montpellier, no sul da França, em 19 de janeiro de 1798 e morreu em 5 de setembro de 1857. Aos 16 anos de idade, Comte ingressou na Escola Politécnica de Paris, fato que teve significativa influência em seu pensamento, a ponto de ele vir a considerá-la a primeira comunidade verdadeiramente científica que deveria servir como modelo de toda educação superior. Embora permanecesse por apenas dois anos nessa escola, ali Comte recebeu a influência do trabalho intelectual de cientistas como o físico Sadi Carnot (1796- 1832), o matemático Lagrange (1736-1813) e o astrônomo Pierre Simon de Laplace (1749-1827).
Um ano depois de sair da Escola Politécnica, em 1817, Comte tornou-se secretário de Saint-Simon (1760-1825), do qual receberia profunda influência. Essa ligação intelectual foi extremamente proveitosa para Comte, porém terminou de maneira tempestuosa quando Comte começou a sentir-se independente do mestre, discordando de suas ideias sobre as relações entre a ciência e a reorganização da sociedade. Comte não aceitava o fato de Saint-Simon, nesse período, deixar de lado seus planos de reforma teórica do conhecimento e dedicar-se às tarefas práticas. A separação entre os dois ocorreu em 1824. No mesmo ano, Comte casou-se com Caroline Massin e, não tendo mais os proventos de secretário de Saint-Simon, passou a ganhar a vida dando aulas particulares de matemática. Dois anos depois, exatamente no dia 2 de abril de 1826, iniciou em sua própria casa um curso, do qual resultou uma de suas principais obras: o Curso de Filosofia Positiva, em seis volumes, publicados a partir de 1830. Em 1842, separa-se da esposa e dois anos depois publica o Discurso sobre o Espírito Positivo. No mesmo ano, edita o volume do Curso de Filosofia Positiva, onde ataca os