Trabalho Psic
UNIESP – FIRP
PEDAGOGIA – 1° Semestre
DISCIPLINA – INTRODUÇÃO á PSICOLOGIA
Nome: Gisele. Francielle e Ornélia Paulino
A Psicologia ou as Psicologias
Utilizamos o termo Psicologia no dia - a - dia com vários sentidos, por exemplo quando falamos no poder de persuasão de um vendedor, onde ele usa a psicologia p/ vender o produto; qdo nos referimos à jovem estudante que usa seu poder de sedução p/ atrair um rapaz , onde ela usa de psicologia ; qdo procuramos o amigo que esta sempre disposto p/ ouvir nossos problemas, dizemos que ele tem psicologia p/ entender as pessoas. Será que é a psicologia dos psicólogos , ñ essa psicologia é usada no cotidiano pelas pessoas é chamada de Psicologia do Senso Comum, e nem por isso deixa de ser uma psicologia.
Senso Comum Conhecimento da realidade
O conhecimento acumulado no cotidiano que permite nos saber e entender determinadas coisas, como fazer uma dor de barriga passar, o tempo que precisamos p/ atravessar uma rua s/ que o carro se aproxima e nos alcance, etc. Observe algumas característica:
1 – Subjetivo: exprime sentimentos e opiniões individuais e de grupos , variando um p/ o outro.
2 – Qualitativo: Nós é que julgamos coisas boas ou ruins, doces ou azedas, etc.
3 – individualizador: cada coisa nos aparece como um individuo ou ser autônomo. No qual a ciência afasta - se da realidade, transformando-a em objeto de investigação, o que permite a contrução do conhecimento cientifico sobre o real.
Senso comum: uma visão do mundo
O senso comum mistura e recicla esses outros saberes, muito mais especializados, onde os reduz a um tipo de teoria simplificada.
- Senso comum integra de um modo precário o conhecimento humano;
- Termos como “rapaz complexado”, “menina histérica”, etc. São termos definidos pela Psicologia Científico.
Areas do Conhecimento
Através da ciência e do senso comum a outras maneiras de conhecimentos que foram adquiridos p/