O TRABALHO DO PSIC LOGO
Karolyne Braga Moreira
Acadêmica do curso de Psicologia, primeiro semestre da Universidade Federal do Ceará. karolbragam@hotmail.com RESUMO
Esse artigo se propõe a analisar, a partir de referenciais teóricos, a realidade e os principais desafios da profissão de psicólogo, e ao trabalho realizado por eles, caracterizando a atuação do psicólogo em áreas tradicionais. Relata uma breve revisão sobre a história da psicologia no Brasil e as demandas variadas dessa profissão em diferentes contextos. Desta forma verifica-se que a sua atuação estende-se em vários contextos de acordo com seus objetivos, avaliações e intervenções. E que dentre seus desafios, além da baixa remuneração, em uma forma geral, há o desconhecimento da contribuição que o psicólogo pode oferecer.
Palavras-chave: profissionalização da Psicologia, atuação do psicólogo, o papel do psicólogo, desafios da profissão.
INTRODUÇÃO
No início do século XIX nasce a Psicologia como ciência, porém não havia um conhecimento definido ou uma prática reconhecida. E somente no final deste século, no cenário de advento do positivismo, que se tem o marco do início da psicologia científica. E foi somente em 27 de agosto de 1962 - por força da Lei Federal n° 4.119 - que a Psicologia passou a existir como profissão.
Em 1975 a profissão de Psicólogo passou a estar organizada e estabelecida, sofrendo alterações socioeconômicas. Enfim, em 1988, o Conselho Federal de Psicologia realizou o primeiro grande levantamento sobre a profissão no Brasil e até hoje há um grande crescimento do número de psicólogos graduados pelas instituições de ensino.
Em termos institucionais, a psicologia se aproximou primeiramente da educação, isso foi importante para o desenvolvimento da profissão, pois deu início ao processo de institucionalização da psicologia no Brasil.
Sobre a relação com a medicina, ela criou condições para o desenvolvimento da psicologia brasileira através da psiquiatria.
A psicologia torna-se uma