O que e epopeia
O que é Epopéia:
Epopéia é um conjunto de acontecimentos históricos narrados em verso e que podem não representar os acontecimentos com fidelidade, porém, apresenta fatos com relevante conceito moral e atos heróicos, por exemplo, transcorridos durante guerras, ou relativo a fenômenos históricos, lendários ou míticos e que são representantes de uma determinada cultura.
Epopéia também é chamada de poesia lírica, poesia épica ou poesia heróica, sendo esta designação de origem grega e onde são narrados feitos históricos, que podem ser de um indivíduo ou de várias, fatos reais, lendários ou mitológicos, caracterizados por ações titânicas, no enfrentamento de obstáculos sobrenaturais e por elevados ideais. A epopéia eterniza lendas e tradições ancestrais que são preservadas através dos tempos pela tradição escrita ou oral.
A epopéia já existia na Mesopotâmia e na índia, porém como gênero literário enraizou-se na Grécia, quando surgiu a Ilíada e a Odisséia de Homero, que tem suas origens na lenda sobre a Guerra de Tróia. N a conceituação clássica, a epopéia faz parte de um dos três gêneros em que se divide a poesia: a poesia épica, onde predomina a objetividade; o lírico, onde aparecem os acentos subjetivos; e o dramático, que faz um entrelaçamento do lírico e do épico.
Os luidesdas
Os Lusíadas, grande poema épico de Luís de Camões, foi publicado em 1572, durante o Renascimento em Portugal. Nesse período, os autores buscavam sua inspiração na cultura da Antiguidade greco-latina. Eneida, de Virgílio, que narra a fundação de Roma e outros feitos heróicos de Enéias, e a Odisséia, de Homero, que conta as aventuras do astucioso Ulisses, foram certamente as maiores influências de Camões.
Em dez cantos, subdivididos em estrofes de oito versos, Os Lusíadas trata das viagens dos portugueses por “mares nunca dantes navegados”. Uma das características da épica é a narração de episódios históricos ou lendários de heróis que possuem qualidade superior.