epopeia
http://estudarmais.no.sapo.pt/PDFPortugues/epopeiacla.pdf
http://criarmundos.do.sapo.pt/Literatura/pesquisabasesliteratura025.html http://pt.slideshare.net/isabeldovaletrabucho/cames-e-a-epopeia consilio dos deuses marinhos http://pt.slideshare.net/lurdesmartins1/conslio-dos-deuses-6939046
Epopeia definição
A epopeia é uma forma própria da Antiguidade Clássica que se define como uma narrativa escrita em verso que se destina a celebrar, num estilo elevado e grandioso, os feitos gloriosos de heróis reais ou lendários, com interesse para a Humanidade.
Como pertence ao género narrativo, a epopeia tem uma acção desempenhada por personagens situadas num determinado tempo e espaço.
O estilo é elevado e grandioso e o género possui uma estrutura própria, cujos principais aspectos são:
●A acção épica deve ser a expressão do heroísmo;
●O herói além da sua alta nível social, deve revelar grande valor moral;
● Existência de uma proposição ;
● Existência de uma invocação;
●Existência facultativa de uma dedicatória
●Uma narração in medias res
●Inclusão de profecias e de retrospectivas
●Presença da Mitologia greco-latina, contracenando com heróis mitológicos e heróis humanos.
Ao analisarmos Os Lusíadas, e depois de conhecermos os elementos constituintes de uma epopeia, concluímos que Camões segue, em muitos aspectos, o modelo clássico apresentado.
Elementos:
Protagonista: O herói dos Lusíadas é um herói colectivo e não individual, como nas antigas epopeias. O povo português é o protagonista desta epopeia, “o peito ilustre lusitano”, simbolicamente representado por Vasco da Gama que, ao narrar a história da pátria ao rei de Melinde, revela a heroicidade do seu povo.
Acção: A acção d’Os Lusíadas é plena de heroísmo pois narra a descoberta do caminho marítimo para a Índia, um acontecimento com interesse universal. Maravilhoso: N’Os Lusíadas há a intervenção de