O que e computação ubíqua?
1. Introdução
A computação ubíqua surgiu devido à evolução das redes sem fio, com isso aumentou a capacidade de diversas maneiras, como a interação dessa rede com os pequenos dispositivos. Com a computação ubíqua agora o usuário tem a possibilidade de fazer a conectividade entre os dispositivos e aumentaram a interação do usuário e o dispositivo.
A computação ubíqua, de uma forma resumida, seria uma junção entre a computação pervasiva, que significa que o computador está embarcado, mas não visivelmente para o usuário e computação móvel, que se baseia na forma de mover os dispositivos computacionais de forma livre.
2. Computação Ubíqua
A computação ubíqua é um novo modelo de computação, diferente do nosso modelo da atualidade, onde são priorizadas as maquinas mais potentes, que usamos geralmente. A computação é baseada em equipamentos de pequeno porte, com poder de tecnologia adequado a sua função e possui uma conectividade a diversos dispositivos, ubíqua não entra em conexão com a rede, mas sim por dispositivos engajados em computadores, como por exemplo, as impressoras.
A computação ubíqua pode ser definida como uma evolução da tecnologia. O sistema de computação ubíqua pode ser gerado por uma conexão sem fio.
A ideia geral é que computadores compartilham informações, dado através dos dispositivos móveis, como: celulares, televisão, livros digitais (e-books), eletrodomésticos e automóveis comandados pela voz.
Com a computação ubíqua, aumentou a interatividade com os diversos tipos de aparelhos e dispositivos, porem, aumentou a complexidade da usabilidade.
Para muitos, atualmente, computadores e outras tecnologias são como “canivetes suíços”, pois tem diversas funções.
Novas Tecnologias
As condições ideias de transmissão de dados para a computação ubíqua são: * Sem-fio; * Banda-larga * Fácil distribuição (esta contida em qualquer lugar); * Autodetecção; * Longo alcance.
2.1 Conceitos e Objetivos