Computação Ubíqua
De smartphones, tablets, televisões e computadores até porta retratos, chaveitos, etiquetas com RFID, canetas e outros objetos comuns, esses dispositivos estarão permanentemente conectados à internet e através do envio e recebimento de informações incorporarão nossos hábitos e assim se adaptarão a eles para facilitar o nosso dia a dia.
Com essa "super conexão", não precisaremos mais procurar informações, já que ela passará a estar disponível a qualquer momento através de qualquer objeto que utilizemos frequentemente. Assim, nosso cotidiano ficará muito mais produtivo, pois não teremos uma interface única para obtermos uma notícia, termo ou conceito (como fazemos com o computador), mas sim o faremos através do objeto mais próximo e ele retornará com o resultado de nossa pesquisa.
Pode parecer uma realidade distante, mas está cada vez mais próxima de nós. Através de conexões 3G e ssincronização automática de dados via rede entre PCs, notebooks, tablets e smartphones, estamos começando a ter essa tecnologia presente em nosso cotidiano.
Quando tecnologias como o Siri, do iPhone, e S Voice, do GALAXY S III atingirem um bom número de maturidade, teremos o poder de controlar nossos dispositivos com comandos de voz e fazer com que todos eles trabalhem para nós.
Comparaçoes entre a computação ubíqua e a realidade aumentada
Citacao de Whener sobre o óculos no dia a dia e a computação obiqua no que diz respeito a não percepção dos óculos em nosso cotidiano.