O que texto e textualidade
O que é texto:
O texto é caracterizado em vários aspectos, ele é uma unidade linguística comunicativa básica, ou seja, pode ser escrito ou oral, exemplo; tudo o que falamos ou respondemos são chamados de textos.
Podemos definir o texto como ocorrência falada ou escrita, tendo um papel determinante em sua produção e recepção uma serie de fatores pragmáticos. Os elementos desse processo são as peculiaridades de cada ato comunicativo, exemplo; as intenções do produtor; o jogo de imagens mentais que cada interlocutor faz de se; na comunicação face a face.
A segunda propriedade básica do texto é o fato dele constituir uma unidade semântica. A coerência, ou seja, a consistência é fator responsável pelo sentido do texto. Um texto para ser bem compreendido é quando avaliado sob três aspectos:
1- O pragmático
2- O semântico-conceitual
3- O formal
O que é textualidade:
Podemos chamar textualidade um conjunto de características que fazem com que o texto seja um texto e não só uma sequência de frases, ou seja, textualidade é também a qualidade textual. Beaugrande e Dressler (1983) apontam sete fatores responsáveis pela textualidade de um discurso qualquer: a coerência e a coesão; a intencionalidade, a aceitabilidade, a situcionalidade, a informatividade e a intextualidade. A intencionalidade:
É a qualidade ou caráter de intencional, que concerne em construir um discurso coerente, coeso e capaz de satisfazer os objetivos em mente. A intencionalidade Também diz respeito ao valor ilocutorio do discurso.
A aceitabilidade:
Caráter de aceitável concerne à expectativa do recebedor, de que um conjunto de ocorrência com que se defronta, seja um texto coerente. A comunicação se efetiva quando se estabelece um contrato de cooperação entre os interlocutores. A margem de tolerância é tanto maior quanto mais conhecido é o assunto e mais informal é a situação.
A situcionalidade:
É o terceiro fator de textualidade que corresponde aos