O que são Relações Ecológicas?
Conceitos Básicos:
Espécie: São indivíduos morfologicamente semelhantes entre si e que são capazes de se cruzar e gerar descendentes férteis.
População: São indivíduos da mesma espécie presentes em uma mesma área.
Comunidade: São indivíduos de diferentes espécies presentes em uma área; também se pode utilizar o conceito de comunidade para designar grupos com uma maior afinidade separadamente, como por exemplo, comunidade vegetal, animal, etc.
Fatores Abióticos: São elementos presentes na natureza que não possuem ou possuíram vida.
Ecossistema: Relação que ocorre entre a comunidade (fatores bióticos) e os fatores abióticos, em um determinado local. Podem ser pequenos (cavidade bucal) ou enormes (floresta amazônica).
Biosfera: A soma de todos ecossistemas (terrestres, aquáticos e aéreos).
Habitat: Local onde é encontrada determinada espécie.
Nicho Ecológico: Este é um conceito não muito bem definido, mas a grosso modo seria o papel que o indivíduo desempenha na natureza.
Relações Ecológicas
Relações ecológicas são as relações dos seres vivos entre si e o meio, em uma comunidade.
Em Ecologia, chamamos de comunidade a totalidade de organismos vivos que fazem parte do mesmo ecossistema e interagem entre si. A comunidade é o nível mais elevado de um ecossistema.
O Ecossistema, por sua vez, é o conjunto formado por todas as comunidades que vivem e interagem em determinada região e pelos fatores abióticos que atuam sobre essas comunidades.
Quando as relações ecológicas ocorrem entre indivíduos de uma mesma espécie, elas são chamadas Relações Intra-específicas. E quando ocorrem com indivíduos de espécies diferentes são chamadas Relações Inter-específicas.
Intraespecíficas => entre a mesma espécie
Interespecíficas => entre espécies diferentes
As relações ecológicas, tanto intra como interespecíficas podem ser positivas ou negativas para os indivíduos que estão se relacionando.
Quando essas relações são