Ecossistemas
Com o aumento da profundidade diminui a intensidade luminosa e, conseqüentemente, a taxa de fotossíntese. Isso implica em menos organismos produtores e consumidores, o que justifica a diminuição da biomassa com a profundidade.
(UERJ ) Na maioria dos casos, a energia de um ecossistema origina-se da energia solar. A figura abaixo mostra alguns seres componentes do ecossistema de um lago.
Considere que, no lago, existam quatro diferentes espécies de peixes. Cada uma dessas espécies se alimenta exclusivamente de um dos quatro componentes indicados. O peixe que teria melhores condições de desenvolvimento, em função da disponibilidade energética, seria o que se alimentasse de: (A) algas (B) insetos (C) copépodes (D) crustáceos
(UERJ) Além do impacto ambiental agudo advindo do derramamento de grandes quantidades de óleo em ambientes aquáticos, existem problemas a longo prazo associados à presença, no óleo, de algumas substâncias como os hidrocarbonetos policíclicos aromáticos, mutagênicos e potencialmente carcinogênicos. Essas substâncias são muito estáveis no ambiente e podem ser encontradas por longo tempo no sedimento do fundo, porque gotículas de óleo, após adsorção por material particulado em suspensão na água, sofrem processo de decantação.
As substâncias mutagênicas mencionadas no texto podem atingir o topo da pirâmide alimentar através do fenômeno denominado:
A) Biogênese
B) biossíntese
C) biodegradação
D) bioacumulação
MAGNIFICAÇÃO TRÓFICA!!!
Sociedades
Integrantes anatomicamente separados Divisão de trabalho Cupins Formigas Abelhas
Relações Ecológicas (Harmônica – Intra)
Colônias
Integrantes anatomicamente unidos e fusionados Pode ou não haver