regulamentação da profissao
SUMÁRIO SUMÁRIO 5
1 INTRODUÇÃO:
Após 21 anos da Ditadura Militar o serviço social no processo histórico do contexto da democratização de uma nova Republica da sociedade brasileira, obteve um aprofundamento na profissão do serviço social que alavancaram questões de renovação e reconceituação da profissão.
Na década de 1980 a 1990 houve um grande avanço da profissão com um salto qualitativo na questão cientifica da profissão e da legalização e regulamentação em si.
Com o novo código de ética, lei essa que fundamentaliza a profissão e que dispõe a elaboração do currículo mínimo, e tendo como sendo de grande importância referencia de outras tantas questões que deram maior visibilidade e qualificação na profissão.
2 REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO:
Dentro do contexto da nova república, o serviço social no movimento de reconceituação teve como referencia a profissão. O serviço social tem se esforçado na busca de alternativas para intervenção sendo como necessárias, porque os profissionais assumem o caráter e o novo perfil, deixando as questões de operacionalizador das políticas publicas, ou seja, dos programas sociais.
Traçado o novo perfil do profissional na busca da conceitualização e de requalificação, os profissionais visualizavam a necessidade e também a oportunidade de transformação social, porque estávamos num processo de retomada da democracia dentro dessa concepção e avanço que foi a finalização da ditadura militar.
É nesse decorrer que a população teve como participação diante de toda a construção do processo da democracia, dentro dessas novas propostas pra uma sociedade que visava instaurar novamente a democracia como processo de cidadania, tendo como resultado a Constituinte de 1988; que é a nossa referencia