O que são as emoções
O que é exatamente as emoções. As emoções são respostas adaptativas de nosso corpo, que podem ser abordadas à partir de três perspectivas sendo elas fisiológicas: que são mudanças físicas internas resultantes do alerta emocional; comportamental que são sinais exteriores que expressão as emoções vivenciadas (raiva, medo, alegria, tristeza), e por último a cognitiva, que são os pensamentos, as crenças e expectativas individuais que determinam a maneira singular de como será vivenciada a emoção.
Teorias sobre Emoção
Na emoção podemos destacar três teorias; sendo que cada uma delas apóiam diferentes combinações das respostas adaptativas do nosso corpo.
Teoria de James-Lange: a teoria segundo a qual nossa experiência das emoções é nossa consciência das respostas fisiológicas a estímulos que as despertam.
Teoria de Cannon-Bard: a teoria segundo a qual um estímulo que desperta uma emoção simultaneamente desencadeia respostas fisiológicas e a experiência subjetiva da emoção.
Teoria dos dois fatores; a teoria de Schachter-Singer segundo a qual para se experimentar uma emoção é preciso estar fisicamente desperto e rotular cognitivamente a excitação.
Emoção Corporificada
Emoções e o sistema Nervoso Autônomo.
O sistema nervoso autônomo é responsável por controlar a excitação fisiológica e também mobilizar o corpo para a ação, sem nenhum esforço consciente, a uma ótima resposta corporal ao perigo, sendo assim coordenada e adaptativa, tanto para fugir como para lutar. As emoções são psicológicas e fisiológicas, sendo boa parte da atividade fisiológica é controlada pelas divisões Simpática (excitação) e parassimpática (relaxamento) do sistema nervoso autônomo. Normalmente nosso desempenho em uma tarefa é melhor quando a excitação é moderada, sendo que isso pode variar conforme a dificuldade da tarefa.
Semelhanças e diferenças fisiológicas entre Emoções Específicas.
É possível monitorar as respostas fisiológicas das pessoas através da medição da