O Que Somos E O Que Queremos Ser
O que somos e o que queremos ser
Três perguntas fundamentais:
Sabe quem é você?
Sabe por que faz age da maneira como o faz?
Sabe o que deseja mudar na sua vida?
Até que ponto você conhece a si próprio? Esta é uma questão que muito de nós se faz constantemente, à medida que tentamos saber se já estamos próximos de ser o que realmente gostaríamos de ser.
2.AUTOCONHECIMENTO
O autoconhecimento, segundo a psicologia, significa o conhecimento de um indivíduo sobre si mesmo. A prática de se conhecer melhor faz com que uma pessoa tenha controle sobre suas emoções, independente de serem positivas ou não. Tal controle emocional provocado pelo autoconhecimento pode evitar sentimentos de baixa auto-estima, inquietude, frustração, ansiedade, instabilidade emocional e outros, atuando como importante exercício de bem-estar e ocasionando resoluções produtivas e conscientes acerca de seus variados problemas.
O estudo do autoconhecimento tem tendido a se focar nas medições de quão bons nós somos em determinar nossos próprios estados internos, tais como nossas emoções, personalidade e atitudes.
O autoconhecimento é fundamental porque as características pessoais influenciam diretamente no alcance do sucesso, principalmente na vida profissional.
O homem ignorante não é o sem instrução, mas aquele que não conhece a si mesmo; e insensato é o homem intelectualmente culto ao crer que os livros, o saber e a autoridade lhe podem dar a compreensão. A compreensão só pode vir com o autoconhecimento, que é o conhecimento da totalidade do nosso processo psicológico. É essencial que a educação acima de tudo ajude o indivíduo a compreender o seu próprio processo psicológico. Sem autoconhecimento não podemos passar além das projeções ilusórias da mente. O autoconhecimento implica não somente a ação nas relações entre um indivíduo e outro, mas também a ação nas relações com a sociedade; e não pode existir uma sociedade completa e harmoniosa sem esse autoconhecimento. O fato é