O que sociologia cap 1
O livro “O que é sociologia” com o primeiro tópico sendo “O surgimento” do autor Carlos Benedito Martins, 38° Ed.- São Paulo Brasiliense, 1994, (Coleção primeiros passos), (pag. 05 – 17), mostra o contexto histórico envolvendo a origem do que mais tarde seria conhecida como sociologia onde o grande apogeu se deu no momento de transição da sociedade feudal para a sociedade capitalista, trazendo acontecimentos nunca antes vistos e que intrigaram grandes pensadores. A principal mudança se deu pela evolução da forma de pensar, deixando de ter uma visão sobrenatural para a explicação dos fatos da natureza e passa a ser substituído pelo uso da razão libertando o conhecimento do controle teológico, da tradição, da revelação e para a formulação de uma nova atitude intelectual diante dos fenômenos da natureza e da cultura.
No século XVIII, a revolução industrial e a revolução francesa foram os grandes adventos que provocaram mudanças de grande impacto na sociedade. Além de dar uma alavancada no sistema econômico capitalista com o triunfo da indústria e dos métodos produtivos para a época, trouxe alterações no corpo social até então existentes. Máquina ia substituindo pouco a pouco o labor humano transformando a atividade artesanal em manufaturada, e em seguida para a frabil desencadeando um êxodo enorme das pessoas do campo para as cidades urbanas.
As cidades tiveram um grande crescimento demográfico que suas estruturas de moradia e saúde não tiveram como suprir as necessidades desses migrantes que vinham do meio rural. Houve o aumento da prostituição, do alcoolismo, infanticídio, da criminalidade, de doenças, da violência e, com isso, essas transformações surgidas na sociedade abrem uma possibilidade de analise, ou seja, surgimento de um objeto a ser investigado.
A grande libertação do pensamento promovida pelos iluministas no século XVII provocou e possibilitou o nascimento de seres críticos, a fim de discordar com todas as mudanças ocorridas na