A Gestão do Conhecimento em Empresas de Tecnologia
Pós Graduação – Gestão de Projetos de TI
RESUMO
A capacidade de criar, gerenciar e distribuir conhecimento é fundamental para ganhar vantagem competitiva. O propósito deste trabalho é analisar como as empresas de tecnologia lidam com a gestão do conhecimento. Foi feita uma revisão bibliográfica e estudos de caso em quatro empresas da área de tecnologia da informação, dos setores de automação bancária, telecomunicações e terceirização de serviços de TI. Resultados tratam do fechamento do trabalho, algo como: os estudos de caso mostraram que o relatado na teoria é pouco aplicado nas empresas.
1. INTRODUÇÃO
O trabalho aqui a ser apresentado, ira expor informações sobre o tema Gestão do Conhecimento, o qual tem sido nos últimos anos cada vez mais estudado e aplicado nas empresas, sendo um diferencial de grande aprendizado e competividade entre elas. A maioria das pesquisas sobre esse tema enfatiza que as informações e o conhecimento, são os bens de maiores valores dos últimos tempos, exigindo cada vez mais flexibilidade, atualização e capacidade de acompanhar as mudanças e necessidades dos negócios devido à rápida e crescente evolução da tecnologia da informação.
Alguns exemplos de sua utilização são para o aumento de produção, de qualidade, suporte na geração de informações de mercado, estratégicas ou gerenciais, históricos ou bases de conhecimentos, comunicação adequada entre tantas outras possíveis.
A Gestão do Conhecimento tem uma forte ligação com a Tecnologia da Informação, sendo que uma trata o conhecimento e os aspectos humanos de seus colaboradores, e sua difusão nas empresas como um todo, enquanto a outra prove a infraestrutura tecnológica necessária para armazenar, compartilhar e desenvolver suas necessidades. A Gestão do Conhecimento vai muito além da utilização de ferramentas, chegando a um ponto em que suas características humanas, não conseguem ser