Questão 1 - Explique sobre a sociologia dos tribunais e a democratização da Justiça. (Cap. 07)
Após a Segunda Guerra Mundial, diversas transformações ocorreram a nível global, entre elas o desenvolvimento de alguns pensamentos e discursões. O direito enquanto agente norteador das relações sociais passou a ser visto não só pelo ponto de vista passivo, mas sim como agente ativo no desenvolvimento social e norteador dos novos fatos sociais. A classe operária e a nova burguesia em seus mais variáveis níveis “gritou por socorro”, foi à luta em busca de direitos e privilégios outrora disponíveis a poucos. Uma nova consciência alavancou a busca por soluções e direitos de maneira objetiva, através do Judiciário.
Segundo Boaventura (Pg. 141), a sociologia do direito só se constitui em ciência social, na acepção contemporânea do termo, isto é, em ramo especializado da sociologia geral, depois da segunda guerra mundial.
É neste contexto que a Sociologia do Direito surge como ciência, através de métodos e estudos científicos definidos. Vale ressaltar que estes discursos não eram novidade e já serviam como tema de debates já em tempos remotos. Neste momento, estudiosos e pesquisadores passam a dar atenção ao papel social do Direito. O Direito que em outros momentos era apensa agente normativo e certo, passa a ser analisado como ciência variável e que sofre transformações ao longo do tempo.
Neste cenário, tem se a chamada democratização da justiça, pelo acesso cada vez maior da sociedade nos tribunais em busca de direitos. Inundando de forma avassaladora a justiça Brasileira de litígios. Há uma preocupação com a construção e ampliação de tribunais em todo país e a busca por uma normatização eficiente e capaz de organizar todo o processo jurídico. Segundo Boaventura (Pg. 145), tudo isso resultou uma explosão litigiosa a qual a administração da justiça dificilmente poderia dar resposta.
Infelizmente, ainda hoje, o poder judiciário tenta de diversas formas organizar e