resumo do livro sociologia Geral Eva Maria Lakatos cap 1
Acadêmico: Andreza Moraes Branco
Curso: Biomedicina
Fase:1
Disciplina: Sociologia
1- Ciências Sociais e Sociologia
1.1 Conceituação
Ao conceituar Ciências Sociais, a primeira preocupação é estabelecer noções básicas sobre ciência e depois distinguir as ciências denominadas Sociais ou Humanas das demais ciências. A ciência é entendida como uma sistematização de conhecimentos, um conjunto de proposições logicamente correlacionadas sobre os fenômenos que se deseja estudar. O aspecto lógico constitui o método para a construção de proposições e enunciados, tendo assim uma descrição, interpretação, explicação e verificação mais precisas.
A ciência lógica manifesta-se através de procedimentos operações que observam racionalmente e controla os fatos, permitindo a interpretação e a explicação adequada dos fenômenos e contribuindo para sua verificação, fundamentando os princípios da generalização ou estabelecendo princípios e leis.
Portanto a ciência é o conjunto de preposições e anunciados, hierarquicamente correlacionados de maneira ascendente ou descendente, indo gradativamente de fatos particulares para os gerais e vice-versa.
A ciência possui:
• Objetivo ou finalidade: Preocupa-se em distinguir a característica comum ou as leis gerais que regem determinados eventos.
•Função: Aperfeiçoam, através de conhecimentos, da relação do homem com o seu mundo.
• Objeto: Subdividido em: a) material: aquilo que se pretende estudar, analisar, interpretar ou verificar, de modo geral; b) formal: que enfoca diversas ciências que possuem o mesmo objeto material.
1.2 Os três níveis de conhecimento científico: inorgânico, orgânico, superorgânico Atualmente se faz uma distinção entre os três níveis de conhecimento científico: Inorgânico, estudado pelas ciências físicas; Orgânico, investigado pelas ciências biológicas; e o Superorgânico, abrangido pelas ciências sociais. Os três níveis estão inter-relacionados, sendo que a transição de um para