CURR CULOS E PROGRAMAS
“ADORÁVEL PROFESSOR” 1. Comentar a frase: “A influência dos educadores na vida pessoal dos alunos pode ser mais forte do que aparenta e gerar frutos permanentes”.
R- O papel de um educador pode ou não gerar bons frutos, cada profissional tem que ter a consciência do seu papel em sala de aula, como incentivadores, motivadores e acima de tudo como alguém que ama o que faz. Um bom professor pode sem duvida fazer a diferença na vida de seus alunos. Se a sua vida pessoal também estiver bem. Não sabemos se sabe ao certo como funciona a vida pessoal de cada um fora da escola, por isso temos que ser flexíveis e entender as dificuldades de cada um, que apesar de todas as diferenças enfrentadas somos capazes sim, basta querer.
2. Que lição tirar do Professor, personagem central do filme “Adorável Professor”? R- Aprendemos com o personagem que o verdadeiro educador é aquele que se dispõe a mudar sua postura sempre que houver necessidade e retomar constantemente sua prática pedagógica. Ou seja, que apesar das dificuldades encontradas desistir não é a solução, mais descobrir novos métodos e técnicas para se trabalhar, pois, sem duvida fazem a diferença. Afinal quando se aprende a amar a sua profissão e se faz tudo com dedicação não importa quanto tempo se passe, a recompensa e o reconhecimento chegam na hora certa.
3. Explicar o comentário de Zilton Salgado, professor de Artes, Filosofia e Sociologia do Colégio Vértice em São Paulo, com relação ao professor do filme “Adorável Professor”.
“Numa das primeiras aulas, o professor coloca uma música dos anos 60 para tocar, algo bem importante naquele momento histórico. E depois chega ao piano e toca uma peça erudita para mostrar como as duas são parecidas. Isso mostra que o currículo tem de estar em consonância com o seu momento. É um saber organizado, construído ao longo do tempo, mas o educador tem de fazer diálogo com o que está acontecendo. Não adianta eu querer falar de música se não faço