resumo do cap. 1 do livro o que é sociologia
A sociologia não estuda o homem em si, estuda os fenômenos da sociedade, ou seja, é a ciência da sociedade. A palavra sociologia surgiu no século XVIII, Augusto Comte é considerado o pai da sociologia. Porém é uma obra de diversos filósofos e cientistas.
Para que surgisse a sociologia correram transformações econômicas e políticas: Revolução industrial e francesa, isso não representou somente a chegada das máquinas a vapor, mas também se formou a sociedade capitalista, que transformou grande parte dos camponeses em trabalhadores indústria. Isso marca o inicio da sociedade capitalista que divide de um lado os donos das terras e de outro o força de trabalho.
A revolução francesa promoveu transformações na política, na cultura e na economia. Os burgueses usavam do argumento de que todos teriam os mesmos direitos, para conseguirem o apoio da classe trabalhadora. Mas na verdade isso não acontecia, a burguesia tinha domínio sobre a classe trabalhadora. E com isso os burgueses tinham alguns privigelios, como isenção de impostos e eles acabavam impedindo o surgimento de outras empresas, isso significava dize que quem era rico ficava mais rico e o pobre iria continuar cada vez mais pobre.
A industrialização, fez com que houvesse uma grande migração de pessoas do campo para a cidade. Isso teve um efeito muito ruim na vida de muitas pessoas, uma dos problemas da época foi o crescimento desordenado das cidades, as cidades que antes tinham poucas pessoas cresceram rapidamente sem nenhuma estrutura houve o aumento da violência, das doenças, da prostituição e do alcoolismo.
As novas condições de vida gerada pela revolução industrial fizeram com que os pensadores da época passassem a considerar a sociedade como objeto de estudo e isso foi importante para entender o capitalismo.
O trabalho deixou de ser executado apenas pelos homens e passou a ter mulheres e crianças trabalhando de forma desumana, a diferença entre os trabalhadores era a questão