O Que Religi O O Livro
Data: 29/11/2014
Filosofia da Religião
Comentário do livro: O que é religião?
De: Rubem Alves. Ed. Loyola
O livro, ‘O que é Religião’ de Rubens Alves, propõe como o próprio título sugere um questionamento sobre as religiões, declarando que o “marco de todas as religiões e o drama da alma humana”.
E argumentando sobre as diferenças entre ciência e religião, declarou que com o avanço da ciência e tecnologia, um mundo novo foi construído, um mundo em que Deus não é mais necessário, lembrado que uma das marcas da ciência é seu rigoroso ateísmo metodológico. Mesma com esse avanço tecnológico a religião não desapareceu, enfraqueceu. Pois antigamente era raro haver pessoas descrentes, sem amor a Deus e sem religião; estas eram vistas como abominações e não foram poucas que acabaram queimadas na fogueira para que sua desgraça não contaminasse as inocentes.
Ainda sim a religião permanece e exibe uma vitalidade que se julgava extinta. A religião foi expulsa dos centros do saber científico e dos lugares onde se tomam decisões que determinam nossas vidas. A experiência religiosa permanece mais bem longe do mundo da ciência, das armas, do dinheiro, dos bandos, da venda, da compra, do lucro, hoje poucos são os pais que sonham com a carreira sacerdotal para seus filhos.
O texto nos leva a entender que o autor nos convida a questionar e refletir a religião com um olhar de dúvida.
No segundo capítulo “Os símbolos da ausência” o autor inicia fazendo um paralelo entre os animais e o homem. Os animais se adaptaram para conseguirem sobreviver às mudanças no meio ambiente, sem a necessidade de um guru ou mestre. Diferente dos animais os homens para sobreviverem necessitam criar elementos e valorizar símbolos, as tornando sagrados, surgindo assim à religião. O autor declara que ‘a religião é construída pelos símbolos que os homens usam’, concluindo assim que as entidades religiosas são entidades imaginárias; fantasias. Pois, o que importa para a