ATPS 4 Etapa Matematica Financeira
A amortização de um empréstimo é a quantidade negociada com a entidade financeira ou banco, que a se pagar. Essa quantidade é denominada por quota e pode ter uma periodicidade anual, semestral, trimestral, ou a mais usada, a mensal. Se subtraído os interesses da taxa que estão incluídos, o que amortiza é o capital principal.
Quando paga-se uma quota nem tudo é amortização, terá que ter em conta os interesses e o método de amortização para poder calcular as quotas do empréstimo de dinheiro, que pode ser uma quota constante, crescente e decrescente. O mais utilizado é o método francês ou quota constante, onde o pagamento de interesses (impostos e taxas do crédito) vai decrescendo e a amortização do capital principal é maior ao longo de cada quota. No sistema de empréstimo de dinheiro francês, os primeiros anos de vida do empréstimo são para pagar a maior parte das taxas, sendo que este é o método que é usado na maior parte dos empréstimos hipotecários.
Nos empréstimos em que paga-se numa só quota ou mensalidade, no princípio do empréstimo, sobre a forma de gastos de abertura, são empréstimos dirigidos ao consumo, as quotas vão diminuindo o capital, isto é, é amortizado desde que é concedido o crédito.
Para saber qual é o empréstimo que é realmente mais barato, tem sempre que ter em conta a TAE, isto é, a Taxa Anual Equivalente. Atualmente para simular uma hipoteca ou qualquer tipo de crédito financeiro existem vários simuladores fornecidos pelos bancos.
Podemos também amortizar o capital principal no momento em que queira, sempre que esteja presente no contrato. Normalmente o cancelamento ou amortização do empréstimo tem uma comissão de cancelamento, que aparecerá no contrato. Será uma percentagem sobre o capital amortizado no momento, sendo em muitos os casos contemplado uma comissão mínima, quando é permitido amortizar uma quantidade anual sem custos de cancelamento.
Para saber se vale a pena amortizar o capital, tem de calcular os