TRABALHO SISTEMAS ACUSTICOS final
CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO – PERº V/ VESP.
DISCIPLINA: CONFORTO AMBIENTAL III
DOCENTE: EVERSON
SILVANA ABDUL
SILVANA FORQUIM
Sistemas de Isolamento Acústico
FOZ DO IGUAÇU
25 MAR 2015
1. DRYWALL
Conforme Braga, Tavares, Guedes, Pereira, Barcelos e Pinheiro
(2008), o drywall é um sistema construtivo com uma mistura de gesso, água e aditivos entre duas lâminas de cartão, que desenvolvem desempenhos acústicos e também térmicos, combina estrutura de madeira ou aço com chapas de gesso com alta resistência. Esse sistema pode ser utilizado em paredes, forro e funciona como uma parede convencional, permitindo o uso de acabamentos. Somente são usados em ambientes internos das edificações para fechamentos externos.
Os autores destacam que o drywall oferece um ótimo desempenho acústico em residências, casa de shows e cinemas. A diferença da alvenaria convencional é que ele permite a composições de duas ou mais chapas de gesso com lã mineral, para atender às mais exigentes especificações de isolamento acústico.
IMAGEM 1 Sistema Drywall
IMAGEM 2 Montagem Drywall
1.1. VANTAGENS
Proteção anti-fungo; leveza; rápida execução; ganho de área útil; limpeza; flexibilidade; fácil reforma; melhor desempenho ao controle de fogo; isola até 61 dB.
1.2. DESVANTAGENS
Resistência mecânica; sensibilidade à umidade; necessidade de planejamento. 2.
LÃ DE VIDRO
Segundo Catai, Penteado, Dalbello (2006), a lã de vidro é considerada um dos melhores isolantes acústicos. É composto por sílica e sódio aglomerados por resinas sintéticas. Conforme os autores a lã de vidro possui um ótimo coeficiente de absorção sonora, devido a porosidade da lã, isto é, quando a onda entra em contato com a lã é rapidamente absorvida.
Esse isolante é fornecido no mercado em diversas formas em manta ensacada com polietileno, manta aluminizada, manta revestida com feltro e manta de fibro-cerâmica.
Além disso, quando a onda entra em contato com o material ocorre
uma