O que todos sabem que todo funcion rio tem direito s f rias sem que seu sal rio seja prejudicado segundo a Constitui o Federal e a CLT

439 palavras 2 páginas
Passo 3

Férias e o período de descanso anual, dado a todo colaborador que trabalha doze meses consecutivos para o mesmo empregador. Os períodos são tecnicamente divididos em aquisitivo e concessivo. Representa o descanso a qual o funcionário tem o devido direito, para eliminar um pouco o estresse físico e mental causado pela rotina cotidiana do trabalho.
O que todos sabem é que todo empregado tem direito às férias sem que seu salário seja prejudicado segundo a Constituição Federal e a CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas).
A Constituição Federal de 1988, em seu artigo 7º, inciso XVII, assegura o direito ao “gozo de férias anuais remuneradas com, pelo menos, um terço a mais do que o salário normal”, enquanto a CLT prevê em seu artigo 129 que “todo empregado terá direito anualmente ao gozo de um período de férias, sem prejuízo da remuneração”.
As férias têm natureza de interrupção do contrato de trabalho, sendo um direito social, trabalhista e classificada em individuais e coletivas.
As férias individuais são aquelas dadas individualmente a cada colaborador, enquanto as coletivas são dadas a todos os colaboradores de uma empresa de uma só vez em um determinado período do ano.
Caso o empregado não tenha faltado injustificadamente mais de 5 vezes ao trabalho. Caso a falta ocorra, você pode ter os dias descontados de suas férias veja: 6 a 14 faltas
As férias serão de 24 dias corridos
15 a 23 faltas
As férias serão de 18 dias corridos
24 a 32 faltas
As férias serão de 12 dias corridos
Acima de 32 faltas
Não terá direito a férias Após a aquisição do direito de férias, elas devem ser concedidas pelo empregador, respeitando o período concessivo, que é de 12 meses seguintes ao término do período aquisitivo. Caso este prazo não seja respeitado, o empregador pagará em dobro a remuneração.
O empregado, quando usufrui das férias, deve receber a remuneração devida na época da concessão, sendo esta acrescida de 1/3 conforme previsão constitucional.
O abono pecuniário

Relacionados

  • Narração,dissertação e descrição
    53099 palavras | 213 páginas
  • Manual De Direito Administrativo Jos Dos Santos Carvalho Filho 2014
    649433 palavras | 2598 páginas
  • MARLON TOMAZETTE Curso De Direito Comercial Volume 1 2013
    302344 palavras | 1210 páginas
  • Direito Administrativo Brasileiro
    310172 palavras | 1241 páginas
  • Sociologia jurídica machado neto
    148135 palavras | 593 páginas