Taipa
SISTEMAS CONSTRUTIVOS
TE C NO LO GI A DO A M BIE NTE C ONS TRU Í DO I I
Professora: Aurélia
Alunas: Daniela Oliveira, Jessica Souza e Mariana Micaelle
Definição resumida
A taipa é uma técnica construtiva vernacular à base de barro e cascalho empregue com o objetivo de erguer uma parede.
Existem duas formas de taipa:
1. Taipa de mão (Pau-a-pique)
2. Taipa de pilão
1. Taipa de mão (Pau-a-pique)
2.
Taipa de
Vantagens
A terra crua regula a umidade ambiental: o barro possui a capacidade de absorver e perder mais rapidamente a umidade que os demais materiais de construção;
A terra armazena calor: como outros materiais densos, o barro armazena o calor durante sua exposição aos raios solares e perde-o lentamente quando a temperatura externa estiver baixa; Economia de energia: as construções com terra crua economizam muita energia e diminuem a contaminação ambiental, pois para prepará-las necessita-se de 1 a 2% da energia; O processo é totalmente reciclável: as construções com solo podem ser demolidas e reaproveitadas múltiplas vezes. Basta fragmentar e voltar ao processo de preparo da massa de terra.
Desvantagens
Não é um material de construção padronizado: sua composição depende das características geológicas e climáticas da região.
Podem variar composição, resistências mecânicas, cores, texturas e comportamento. Para avaliar essas características são necessários ensaios que indicam as providências corretivas para corrigi-las com aditivos. É permeável: as construções com terra crua são permeáveis e estão mais susceptíveis às águas, sejam pluviais, do solo ou de instalações. Para sanar esse problema é necessária a proteção dos elementos construtivos: seja com detalhes arquitetônicos ou com materiais e camadas impermeáveis.
Há retração: o solo sofre deformações significativas durante a secagem gerando fissuras e trincas.
As paredes de taipa têm como inconveniência serem facilmente atacadas por roedores ;
Fraca estabilidade a esforços