Cr Tica Da Religi O
Data: 29/11/2014
Filosofia da Religião
Crítica a Religião
A religião é anterior à filosofia, mas ambas têm em si a busca da verdade sob formas e conceitos diferentes. A religião busca a verdade através de sentimento, já a filosofia a busca através da ciência, do estudo e indagações.
A filosofia possuí uma profunda influência da igreja, em particular a católica, pois esta organizava e controlava a vida social, politica e intelectual do homem. O catolicismo teve seu alicerce abalado com o cisma, uma separação de pessoas do seu meio, por motivos de briga pelo poder e influências, nascendo assim a Igreja Católica Romana e a Igreja Ortodoxa. Depois disto a Igreja Católica também sofreu com a Reforma protestante que foi um movimento reformista cristão liderada por Martinho Lutero, que através da publicação de suas 95 teses protestou contra a doutrina e dogmas da Igreja Católica Romana, propondo então uma reforma. Estas teses levaram a debates teológicos que por sua vez resultou em uma divisão dentro do catolicismo.
Abriu-se mais o abismo na Igreja Católica e ainda mais com as descobertas de Galileu Galilei e Copérnico que por defenderem pensamentos científicos que se contrapunham aos dogmas e pensamentos dos líderes do catolicismo, esses filósofos foram condenados. Havia um obscurantismo na igreja, uma incompatibilidade com a ciência; gerando uma rejeição por parte dos pensadores da época.
Nasce então o renascentismo ou humanismo, caracterizado pela supervalorização do homem sem Deus. Pois, segundo eles os homens são completos em si. O renascentismo influenciou de sobremaneira as artes, culturas e a filosofia, incentivando as pesquisas e deixando para trás a espiritualidade.
A sabedoria surgiu, criou-se uma nova ciência, nova visão do mundo, novo conceito do homem e do ensino e da educação. A religião foi marcada pela busca da ciência e explicações racionais. As artes tiveram uma influência católica em que as pinturas e esculturas eram