O Que Os Consumidores Compram
O comportamento de compra está muito relacionado com o tipo de produto que está sendo comprado.
São vários os tipos de classificações de produtos que foram desenvolvidas com base em alguns aspectos do processo de compra dos consumidores. O conhecimento sobre essas classificações ajuda os varejistas a entender melhor o comportamento de seus consumidores.
CLASSIFICAÇÃO DE PRODUTOS QUANTO À DISPONIBILIDADE
Essa classificação divide-se em três categorias:
Produtos de conveniência;
Produtos de compra comparada;
Especialidade.
Produtos de conveniência são aqueles produtos que o consumidor não está disposto em desperdiçar muito tempo e esforço para adquiri-los. São produtos que estão de fácil acesso para os clientes e geralmente comprado por impulso (como revistas, balas, salgadinhos).
Produtos de compra comparada são aqueles em que o consumidor realiza comparações no ato da compra. Ou seja, o consumidor busca informações para comparar preço, estilo, qualidade, etc., como por exemplo, roupas, móveis, eletrodomésticos.
Na escolha da localização, os varejistas deste ramo preferem estar localizados em centros comerciais, como shopping Center, ao lado de lojas semelhantes para facilitar o processo de comparação dos consumidores.
Em Especialidade os produtos possuem características únicas que motivam o consumidor a dedicar tempo e distância de locomoção para sua aquisição. Neste caso, os consumidores já sabem o que querem sem fazer comparações. Como exemplo, temos confecções de marcas exclusivas, objetos de arte, etc.
CLASSIFICAÇÃO QUANTO À DURABILIDADE DOS PRODUTOS
Nesta classificação se destacam três categorias de bens:
Bens não duráveis;
Bens duráveis;
Bens semiduráveis;
Bens não duráveis são aqueles produtos que são totalmente consumidos em pouco espaço de tempo, como uma lata de refrigerante, um pacote de biscoito, uma caixa de chocolates, etc. e conseqüentemente, recomprados com freqüência.
Bens duráveis são os produtos que