Comportamento do consumidor
O comportamento do consumidor estuda o ser humano na sua dimensão do consumo e das suas relações de troca. Somos todos consumidores, em qualquer instante do nosso dia, estamos consumindo qualquer coisa.
Hoje mais do que nunca os consumidores se tornaram mais poderosos, mais conscientes, independentes e bem mais bem informados, eles são pessoas com pode, capazes de construir ou quebrar qualquer negócio, independente de seu porte ou tamanho, ou em qualquer tempo ou lugar.
O consumismo tem se expandido extraordinariamente no mundo em que vivemos, da mesma forma o nível de exigência e a maior consciência ética dos consumidores têm gerado movimentos em defesa e proteção dos consumidores no mundo todo – o Consumerismo. No Brasil o código de defesa do consumidor e os juizados Especiais têm sido cada vez mais amplamente utilizados pela população brasileira (um mercado consumidor que já está entre os 10 maiores do planeta, e em 2020 será o quinto maior mercado consumidor do planeta, atrás apenas dos Estados Unidos, China, Japão e Alemanha). Com uma população de 198 milhões de habitantes, e com um potencial de consumo na ordem de US$425 bilhões, nosso país representa a 6ª economia mundial. Ao considerarmos esses dados e o consumo anual per capita do brasileiro US$2.508.
Cliente e consumidor:
Para alguns consumidores se referem aos indivíduos e as suas famílias que compram ou adquirem produtos e serviços para o consumo pessoal, e clientes se referem exclusivamente ao mercado empresarial, no qual as organizações compram bens e serviços a serem usados na produção de outros produtos e serviços, que são revendidos ou fornecidos para terceiros. Outros classificam cliente como aquele consumidor assíduo que repete a compra, a maneira mais simples de classificar seria da forma didática, considerando – o, sinônimo da expressão cliente mais comumente praticado pelo mercado.
O