Comportamento do consumidor no ramo da moda
O conhecimento das variáveis de influência sobre as preferências de compra é importante para que os empresários qualifiquem seus produtos e seus serviços, considerando efetivamente os desejos e as necessidades do consumidor e orientando suas ofertas para o mercado.
Segundo MINIARD (2000), o estudo do comportamento do consumidor é um dos passos na pesquisa e na analise de marketing, ao realizar essa pesquisa, as empresas podem descobrir pistas a respeito de como e por que as pessoas no mercado-alvo planejam, realizam, utilizam e avaliam as compras.
Dentro do paradigma estético adotado, vêm crescendo a tendência à customização e à reciclagem de materiais, buscando o desenvolvimento sustentável, também no campo da moda. Ainda existem vários movimentos da juventude, como a estética Clubber, o underground e a cultura hip hop, mas sempre ligados ao universo das baladas e casas noturnas. Neste contexto também, acentuou-se muito a difusão da tatuagem e do piercing.
Todos esses movimentos acontecem devido à maneira diferente que cada consumidor reage sob estímulos iguais. Essas diferenças é que irão determinar os atos de compra e os comportamentos específicos de cada consumidor.
Conhecer o que os consumidores querem e como eles tomam suas decisões sobre a compra e a utilização de produtos é fundamental para que as organizações tenham êxito em seu mercado. Como afirmam Kotler e Keller (2006), é preciso monitorar permanentemente o comportamento de compra do consumidor, mas para isso é preciso saber quem é esse consumidor.
Os homens estão cada vez mais vaidosos atualmente, segundo o estilista da loja Richard's, Marcelo Gomes, esse aumento vem crescendo desde 1994, quando começaram a chegar ao Brasil às grandes marcas internacionais de artigos para homem. Porém, com os avanços tecnológicos e a disseminação da informação, o homem vem se tornando um novo consumidor.