O Que Obsolesc Ncia Programada
Como o próprio texto traz o conceito em que se trata de uma estratégia de empresas que programam o tempo de vida útil de seus produtos para que durem menos do que a tecnologia permite. Assim, eles se tornam ultrapassados em pouco tempo, motivando o consumidor a comprar um novo modelo.
Essa estratégia se torna muito comum a cada dia. Quem nunca comprou algo e de repente parou de funcionar, ou não tem mais conserto e quem tem um pouco de mais idade lembra que no seu tempo os produtos duravam mais.
Entretanto, essa estratégia também contribui para parte da poluição no meio ambiente. Aumentando o impacto ambiental.
Não podemos negar o crescimento da tecnologia. Mas a que preço?. Será que esses produtos são descartados corretamente?. Bom, isso tem que ter fiscalização e conscientização das grandes empresas e dos usuários destas tecnologias.
Fora o tempo que os materiais levam pra se decompor no meio ambiente, por exemplo,Nylon: 30 ano, Tampas de garrafas: 150 anos, Latas de alumínio: de 200 a 500 anos, Isopor: 400 anos, Plásticos: 450 anos, Fralda descartável comum: 450 anos, Vidro: 1milhão de anos.
A Lei 12.305, de 2 de agosto de 2010, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos, criada com base no citado artigo 225 da CF/88, também prevê princípios e objetivos básicos que tentam assegurar a proteção ao meio ambiente, inclusive reforçando em seus artigos 30 a 33 a responsabilidade compartilhada entre Poder Público, fornecedores de produtos e consumidores, sobre o ciclo de vida dos produtos, suas embalagens e a forma correta do descarte de pilhas, pneus, óleos, lâmpadas, produtos eletrônicos e demais componentes, a fim de evitar não só a Obsolescência Programada, mas também o manejo correto de todo o lixo e sua devida reciclagem.
No texto há duas vertentes acerca da obsolescência, que são elas a obsolescência percebida onde o