Obsolesc Ncia Programada
Obsolescência Programada, também chamada de obsolescência planejada, é quando um produto lançado no mercado se torna inutilizável ou obsoleto em um período de tempo relativamente curto de forma proposital, ou seja, quando empresas lançam mercadorias para que sejam rapidamente descartadas e estimulam o consumidor a comprar novamente.
A Historia Secreta da Obsolescência Programada
Filmado na Catalunha, Franca, Alemanha, EUA E Gana, a “O documentário A Historia Secreta Obsolescência Programada” faz uma viagem através da historia de uma pratica empresarial que envolve a redução da vida dos produtos para aumentar seu consumo.
Logo no primeiro momento do documentário, observamos a historia de Marcos, que teve um problema com sua impressora enquanto trabalhava, e ao tentar conserta-la é aconselhado, por vários comerciantes a comprar uma nova, pois o conserto sairia mais caro, e diante a esse problema descobre a “obsolescência programada” e ao tentar solucionar o problema e não se influenciar por essa obsolescência, descobre que a impressora tinha um chip no qual só poderia ser impresso até uma certa quantidade de páginas e ao atingir essa quantidade, ela parava. Foi ai que Marcos decidiu solucionar o problema da impressora.
Logo após, é contada a historia da lâmpada incandescente que funciona sem ser interrompida desde 1901 (mais de 100 anos, lembrando que o documentário foi feito no ano de 2011), entretanto em 1924, formou-se o primeiro cartel do mundo (Phoebus), que visava o controle da fabricação das lâmpadas com o objetivo de torná-las pouco duráveis fazendo com que as pessoas não deixassem de consumi-la periodicamente.
O documentário também dá outros exemplos da obsolescência programada, um deles é a fibra sintética, a descoberta do Nylon, mas, que, no entanto, teve que tornar o material menos resistente e duradouro, para que continuasse havendo o consumo. Além do caso das primeiras linhas do IPod, cuja bateria tinha a programação para