Obsolesc Ncia Programada
A Obsolescência Programada trata-se de uma estratégia dos fornecedores para estimular a compra de novos produtos, reduzindo sua vida útil. Objetivando, com isso, alavancar suas vendas e, consequentemente, aumentar seu lucro. Segundo o Documentário "A História Secreta da Obsolescência Programada", esta surgiu ao mesmo tempo que a produção em massa e sociedade de consumo. No documentário é relatada a estratégia do Cartel Phoebus, que tendo como norte o controle total do consumidor, pressionou os fabricantes e reconstruiu o mercado de lâmpadas de modo a reduzir sua vida útil, impelindo o consumo.
No Brasil, a Constituição Federal prevê no art. 225, §3º, que as pessoas físicas ou jurídicas respondem por suas ações ou omissões quando prejudicam o meio ambiente, ficando sujeito a sanções cíveis, penais ou administrativas. O conceito de Obsolescência é justamente o contrário, visto que, quanto menor o prazo de validade dos produtos, mais lixo será acumulado.
Em análise ao filme, denota-se que há falta de precaução tanto das pessoas jurídicas quanto fisícas. A primeira se comporta sem qualquer tipo de precaução, haja vista que, quando fabricam um produto para estragar em determinado tempo, está agindo pensando somente no estimulo da economia, mas fecha os olhos para o que pode acarretar isso para o meio ambiente. No que tange as pessoas físicas, sendo consumidores desses produtos obsoletos, após os mesmos estragarem, destinam o lixo para lugares impróprios, acumulando lixos eletrônicos sem nenhum cuidado.
Não poderíamos discorrer sobre Obsolescência Programada, sem citar a publicidade, que é a grande arma deste comércio capitalista e obsoleto de hoje em dia. As empresas estão lançando produtos cada vez melhores que os anteriores, fazendo com que os consumidores nunca fiquem satisfeitos com o que tem, buscando sempre um produto mais atualizado, com mais funções, estimulando a economia, mas infelizmente gerando cada vez mais