O que motivação
Ana Priscila Gomes da Silva
Franciely Gomes da Silva
Patrícia Souza de Oliveira Santos
Itaquaquecetuba
2014
O que é motivação?
Muitos pensam que a motivação é um traço da personalidade humana que algumas pessoas possuem outras não.
Há aqueles que acreditam que as pessoas com pouca motivação são preguiçosas e indolentes. O conhecimento atual a respeito da motivação demonstra que essas pressuposições são errôneas. A motivação funciona como o resultado da interação entre o individuo e a situação que o envolve. As pessoas diferem quanto ao seu impulso motivacional básico, e o mesmo individuo pode ter diferentes níveis de motivação que variam ao longo do tempo, ou seja, ele pode estar mais motivado em um momento em menos em outra ocasião. A conclusão é que o nível de motivação varia entre as pessoas e numa mesma pessoa através do tempo. Alem das diferencias individuais, existem as variações no mesmo individuo em função do momento e da situação.
Enquanto a motivação geral esta relacionada com o esforço em direção a algum objetivo pessoal, preferimos estreitar o nosso foco Ana situação de trabalho. Assim, a motivação é o desejo de exercer altos níveis de esforço em direção a determinados objetivos organizacionais, condicionados pela capacidade de satisfazer algumas necessidades individuais. A motivação esta relacionada com três aspectos:
A direção do comportamento (bjetivo);
A força e intensidade do comportamento (esforço)
A duração e persistência do comportamento (necessidade)
Os Três elementos fundamentais em nossa definição de motivação são: esforço, objetivos organizacionais e necessidades individuais. Quando uma pessoa esta motivada, ela tenta trabalhar mais arduamente. Contudo, altos níveis de esforço nem sempre conduzem a um desempenho ou resultado favorável, a menos que o esforço seja canalizado na direção que possa beneficiar a organização. Assim, devemos considerar a direção do esforço tanto quanto a