Resenha Ciencias Sociais UNICEUMA
Curso: Odontologia
Disciplina: Ciências Sociais
Prof.ª: MARCO AURÉLIO SALAZAR
Turma: 170101
Aluno: Eduardo Felipe Medeiros Barbosa
CPD: 44817
CPF: 60741420333
Raça Humana e Cotas Raciais
No documentário, alunos cotistas e não-cotistas, professores, movimentos organizados, partidos políticos e representantes da instituição falam abertamente sobre o “tabu” das cotas raciais, seja defendendo ou condenando o sistema. Ao mesmo tempo, o documentário mostra ações externas à universidade que permeiam ou influenciam a discussão, como a votação do Estatuto da Igualdade Racial, em tramitação no Congresso - também cercada de muita polêmica, protestos e impasses.
No documentário, questões seculares e mal-resolvidas da história do Brasil vão ressurgindo, tendo como pano defundo a discussão das cotas raciais. Ao refletir sobre a reserva de vagas para negros no ensino superior, os entrevistados revelam que a discussão vai muito além: envolve o papel das universidades brasileiras; as falhas do sistema educacional; a questão da meritocracia nos vestibulares; o racismo e, principalmente, o papel do negro na estrutura sócio-educativa do país. É nesse caldeirão de questões que o documentário Raça Humana mergulha e mostra que, para além das reações muitas vezes apaixonadas, raivosas ou até intolerantes, está em pauta no Brasil uma discussão histórica, que não pode ser desprezada.
Acredito que não existem raças, cientificamente falando. Mas histórica e socialmente falando existem sim. Mesmo que a existência de raças seja um grande engodo, a sociedade vive, infelizmente, como se houvesse diferentes raças. Os negros sofrem preconceito histórico no Brasil, ainda que nunca tenha havido uma legislação nacional segregacionista. Só o cego não vê (ou não quer ver).
Mediocridade para mim é achar justo concorrer um não negro com um negro para entrar na Universidade. O não negro não sabe o que é sentir o preconceito na pele. Sistema de