TRABALHO MATEMÁTICA GEOMETRIA ANALITICA
Todas as ideias matemáticas relacionam-se entre si, num dado momento ou em outro, porém o fato é que existe uma relação explícita ou implícita entre elas. Foi dessa forma, que o matemático e filósofo francês René Descartes concebeu a geometria analítica. Como à época álgebra e geometria eram cartas do mesmo baralho, mas tratadas como disjuntas, Descartes se dedicou a união dessas duas áreas do conhecimento matemático, para ele claramente correlacionáveis. Em seu livro, o discurso do método, publicado em 1637, Descartes mostra que as ciências deveriam ser guiadas pela matemática, isso devido a sua exatidão e possibilidades de experimentação. Foi nesse mesmo livro que René demonstrou o grande campo de aplicabilidades da geometria analítica. Porém, as indicações sobre quem possivelmente seria o patrono da G.A. (Geometria Analítica) não formam um senso comum. Muitos historiadores dão crédito também ao matemático Pierre de Fermat, vistos os seus estudos no campo das equações que representavam curvas no plano. Além disso, outros estudiosos apontam esse conhecimento como advindo, ora dos egípcios, ora dos gregos ou romanos.
APLICABILIDADE DO TEMA NO COTIDIANO
Busca de um livro numa biblioteca: "o livro que você quer está na estante 5 e prateleira 3". Par ordenado (5, 3);
Endereçamento postal: "moro na rua x da cidade y". Par ordenado (x, y).
O celular toca: "onde você está?", alguém lhe pergunta. Você responde: estou no cinema tal na décima fileira e cadeira 3. Par ordenado (10, 3).
Um ponto da terra pode ser localizado, quando se conhecem sua longitude e sua latitude.
Um avião pode ser localizado, quando se conhecem sua longitude, sua latitude e sua altitude.
A geometria analítica trata de localizar um ponto, com base nas informações fornecidas. Tais in- formações são chamadas de "coordenadas".
EQUAÇÃO DA RETA – PARALELISMO E PERPENDICULARISMO ENTRE RETAS
Paralelismo
Duas retas, r e s, distintas e não verticais, são