Geometria analítica
GEOMETRIA ANALÍTICA
Trabalho apresentado à disciplina de História da Matemática do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Paulista- UNIP-DF.
BRASÍLIA/DF
2014
Introdução
Este trabalho refere-se ao surgimento e o conceito da geometria analítica segundo Descartes e Fermat. Como dois filósofos chegaram a mesma ideia sem nunca terem se visto ou se comunicado. A diferente linha de pensamento de ambos, que acabou na mesma teoria. A forma como cada um fundamentou seu pensamento.
O surgimento da geometria analítica foi um fator de grande relevância para a matemática, por unir duas das áreas, a geometria e a álgebra, onde as figuras geométricas passam a ser expressas por meio de equações ou inequações.
Descartes como o precursor desta descoberta, deixa para a prosperidade uma obra publicada. Já Fermat por meio do estudo de obras de outros pensadores, compartilhou suas descobertas através de cartas para seus amigos.
Como surgiu a geometria analítica?
A geometria surgiu como forma dedutiva pelos gregos, eles começaram a desenvolver a teoria da geometria, mas eram muito ruins em álgebra, portanto a primeira ligação da álgebra e da geometria foi feito após o aprimoramento da álgebra no século XVII. Os matemáticos gregos usavam a geometria para resolver equações. Dois mil anos depois, René Descartes por meio dos trabalhos feitos por Viète explicando de forma mais compreensível o estudo feito pelos gregos sobre geometria, definiu a posição de cada ponto utilizando uma sequencia numérica. Desta forma, as figuras geométricas passam a ser expressas por meio de equações ou inequações. Pierre de Fermat, na mesma época, desenvolveu o mesmo estudo chegando a mesma teoria, porém seus estudos e fundamentos foram só descritos em cartas para amigos, enquanto Descartes publicou seu feito. Dois mentores de uma única teoria, Descartes e Fermat, nunca se conheceram e nem se