Hariadny

735 palavras 3 páginas
INTRODUÇÃO

A Geometria, como ciência dedutiva, foi criada pelos gregos. Mas, apesar do seu brilhantismo faltava operacionalidade à geometria grega. E isto só iria ser conseguido mediante a Álgebra como princípio unificador. Os gregos, porém, não eram muito bons em álgebra. Mais do que isso, somente no século XVII a álgebra estaria razoavelmente aparelhada para uma fusão criativa com a geometria.
Ocorre, porém que o fato de haver condições para uma descoberta não exclui o toque de genialidade de alguém. E no caso da geometria analítica, fruto dessa fusão, o mérito não foi de uma só pessoa. Dois franceses, Pierre de Fermat e René Descartes, são os responsáveis por esse grande avanço científico: o primeiro movido basicamente por seu grande amor, a matemática e o segundo por razões filosóficas. E, diga-se de passagem, não trabalharam juntos: a geometria analítica é um dos muitos casos, em ciência, de descobertas simultâneas e independentes.
Como é sabido, a teoria das proporções era a ferramenta algébrica dos gregos. O que Descartes fez foi substituir a teoria das proporções por uma álgebra simbólica, da qual os gregos só tinham os rudimentos. Descartes e Fermat substituíram os pontos de um plano por pares de números e curvas por equações.

Geometria Analítica
Em matemática, a expressão geometria analítica possui dois significados distintos. O significado moderno e avançado se refere à geometria das variedades analíticas.
A geometria analítica, também chamada geometria de coordenadas e de geometria cartesiana, é o estudo da geometria por meio de um sistema de coordenadas e dos princípios da álgebra e da análise. Ela contrasta com a abordagem sintética da geometria euclidiana, em que certas noções geométricas são consideradas primitivas, e é utilizado o raciocínio dedutivos partir de axiomas e teoremas para obter proposições verdadeiras. A geometria analítica é muito utilizada na física e na engenharia, e é o fundamento das áreas mais modernas da geometria,

Relacionados

  • Relações públicas
    429 palavras | 2 páginas
  • Determinantes Sociais - Saúde Coletiva
    1566 palavras | 7 páginas
  • filosofia grega
    15124 palavras | 61 páginas
  • VEST 15 RESULTADO FINAL REMANEJAVEIS N O COTISTA
    139082 palavras | 557 páginas