O Que Marketing
Segundo (KOTLER, PHILIP), o marketing envolve a identificação e a satisfação das necessidades humanas e sociais. Uma das mais suscitantes e melhores definições de marketing é de “supri necessidades gerando lucro”.
Marketing na prática
Em teoria, o processo de Planejamento de Marketing consiste em analisar oportunidades, selecionar mercados alvos, conceber estratégias, desenvolver programas e gerenciar o esforço de marketing. Na prática, porém, nos mercados altamente competitivos que se tornaram a regra, o planejamento de marketing é mais fluido e continuamente atualizado.
As empresas tem de avançar sempre com seus programas de marketing, inovando produtos, permanecendo em contato com as necessidades do cliente e buscando novas vantagens em vez de depender dos pontos fortes do passado. Isso se aplica especialmente à incorporação da internet aos planos de marketing. Os profissionais de marketing devem tentar equilibrar o aumento dos gastos em ações de marketing dirigidas a motores de busca, mídia social, mala direta eletrônica, mensagens de texto/SMS com um nível adequado de gastos em comunicação de marketing tradicionais.
Orientações da empresa com relação ao mercado para vendas:
A orientação para vendas parte do princípio deque os consumidores e as empresas não vão, espontaneamente, comprar os produtos de uma organização em quantidades suficiente. Essa orientação é praticada de maneira mais agressiva com produtos pouco procurados – aqueles que os consumidores dificilmente pensam em comprar – e quando uma empresa que dispõe de excesso de capacidade visa vender aquilo que fabrica, em vez de fabricar aquilo que o mercado quer. O marketing fundamentado em venda agressiva esconde altos riscos. Ele pressupõe que clientes persuadidos a comprar um produto não vão devolve-lo nem falar mal dele, tampouco reclamar a um órgão de defesa do consumidor, e talvez até voltem a compra-lo.