o que justificaria a verdade e a mentira
O que justificaria a mentira e o que justificaria então a verdade?
Dependendo das ocasiões contar a verdade pode nós deixar em saia justa, pois nem sempre as pessoas estão preparadas para ouvir a verdade. A "mentira justificada" tem por objetivo esconder ou adulterar fatos, buscando o bem para nós mesmos e para nossos semelhantes. Contanto, que a mentira não se torne um habito, que venha a prejudicar o comportamento e as relações do individuo, poderá ser até útil. Um exemplo comum seria a etiqueta da mentira, onde as razões morais que se leva a tolerar mentiras têm a ver em sua maior parte em evitar conflitos, seria o que é denominado mentira social, onde a mentira é inofensiva. A mentira é um mecanismo que é usado para livrar se de uma situação, poupando sofrimento, mas a mentira pode se torna um desastre quando a outra parte fica a par da historia. Por isso a verdade é sim o caminho mais adequado, se justificaria em todos os casos, pois, mesmo que seja mais doloroso seria o caminho menos desastroso, evitando prejuízos ocasionados pela mentira.
Construir uma definição que exemplifique O DEVER DA VERDADE.
Dever tem como conceito a obrigação moral de fazer ou não fazer alguma coisa. Portanto, agir por dever equivale a agir moralmente, pois uma ação que tem seu fundamento no dever, é determinada pela lei de forma incondicional. O dever obedecer à lei, mas tendo como elemento determinante desta obediência, não o dever, mas uma inclinação.
A verdade descrever de forma coerente fatos acontecimentos comportamento refere-se ao que dizemos em relação ao que percebemos como tal. Por isso que o dever da verdade esta relacionado a o homem possuir o direito à sua própria verdade, isto é, à verdade subjetiva na sua pessoa.