Sociologia I - Resumo da matéria
Antonio Giddens – Cultura e Sociedade
Pontos principais: Cultura x Sociedade (Como se relacionam)
Cultura, subcultura e contracultura
Diversidade cultural entre sociedades, e dentro delas
Choque cultural (relativisimo cultural x etnocentrismo) -> acho digno
Processo de socialização (como se relaciona com o etnocentrismo e o choque cultural)
Papeis sociais (como mudam, processo de contra hegemonia jurídica) x Identidade social (individual também)
Conceitua cultura como a forma de vida dos membros de uma sociedade e de seus grupos individualmente, elementos e aspectos sociais que são aprendidos, e não herdados, e que abordam aspectos intangíveis e tangíveis.
Sociedade é o sistema de inter-relações que conecta os indivíduos uns com os outros, organizadas em relações estruturadas de acordo com uma cultura única. Nenhuma cultura poderia existir sem sociedade, porque é produzida por essa, mas nenhuma sociedade poderia existir sem cultura, porque é o fator de conexão entre os indivíduos.
As diferenças culturais entre os seres humanos está ligada aos diferentes tipos de sociedade, que Giddens aborda no seu texto.
Fundamento de toda cultura se dá em valores, que se manifestam em normas – definem o que é considerado importante, buscam conduzir o comportamento humano para o aprimoramento do indivíduo como pessoa, mas também como parte orgânica da sociedade. Normas são regras de conduta que incorporam os valores de uma cultura. Os valores flutuam intensamente de cultura para cultura, algumas sendo altamente individualistas, enquanto outras põe ênfase em necessidades em comum. (o texto traz um exemplo curioso sobre colas na Grã-Bretanha e na Russia)
Mesmo dentro de uma sociedade, entretanto, encontramos uma pluralidade de valores: ciência x religião, por exemplo, e essa interação entre valores dentro de uma mesma sociedade e a comunicação entre sociedades distintas – hoje permitida pela globalização – acelera um processo cultural natural: o da