FLORES
EXPOFLORA
OBJETIVOS
Conhecimento histórico sobre a cidade de Holambra (origem, imigrantes), sua arquitetura, as tradições holandesas etc. Complementação dos assuntos abordados na Apostila utilizada pelos alunos (Ex:As flores e a reprodução das plantas, polinização, as sementes, germinação, fotossíntese etc) Conscientização sobre os comportamentos adequados que devem ser adotados durante a visita à uma exposição.
DESENVOLVIMENTO/CONTEÚDO
A Expoflora representa uma verdadeira “aula” ao ar livre para as excursões escolares. Embora a atração principal seja a exposição de flores e plantas ornamentais, que apresenta variedades muitas vezes só encontradas na Expoflora, os alunos poderão visitar o Museu Histórico Fotográfico para conhecer com riqueza de detalhes a história da imigração holandesa no Brasil, e o Minissítio, com uma grande variedade de animais próprios de fazendas.
O recinto da Expoflora lembra a Holanda tanto na arquitetura quanto nos detalhes, como as cortinas de renda, os moinhos de vento, os tamancos de madeira e as roupas típicas trajadas pelas pessoas envolvidas na realização da festa. A infra-estrutura inclui áreas de descanso com bancos à sombra das árvores, posto médico, sanitários, fraldário, bebedouros com água fresca, postos de informação, equipes de apoio e caixas eletrônicos, além de lojas de souvenirs e um pavilhão de exposição onde podem ser encontrados de artesanatos a produtos industriais e para decoração, além de móveis e utensílios domésticos.
Eles também poderão também assistir às apresentações dos grupos de Danças Típicas Holandesas, que reúnem cerca de 300 holambrenses, brincar no parque de diversões instalado no recinto e, ainda, participar das tradicionais Parada das Flores e da Chuva de Pétalas, na qual são utilizadas, por dia, 150 quilos de pétalas de rosas, que correspondem a 18 mil rosas (ou 1500 dúzias).
A visita a Expoflora permite uma importante vivência pedagógica