O que há de errado com o rh?
ECONÔMICAS DE APUCARANA
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
| | | JOSÉ CARLOS MACHADO | |
O QUE HÁ DE ERRADO COM O RH?
Apucarana - PR
2011
Introdução Na gestão organizacional, é chamado recursos humanos o conjunto dos empregados ou dos colaboradores dessa "organização". A Gestão de Recursos Humanos freqüente é atribuída à função que ocupa para adquirir, desenvolver, usar e reter os colaboradores da organização. Estas tarefas podem ser realizadas por uma pessoa ou um departamento (profissionais em recursos humanos) junto dos diretores da organização.
O objetivo básico que persegue a função de Recursos Humanos (RH) com estas tarefas é alinhar as políticas de RH com a "estratégia" da organização, que reservará para implantar a estratégia através dos trabalhadores.
Desenvolvimento
Seleção de Pessoal é uma das ferramentas mais importantes para a empresa. Considerando que o momento da seleção de Recursos Humanos é decisivo para a empresa, tendo em vista ser o instante em que ela deve decidir quem são as pessoas que irão compô-la, surge um grande dilema que tem atormentado os gerentes de Recursos Humanos, que é saber como encontrar a pessoa certa para o cargo certo.
Naturalmente, sabe-se que as pessoas são diferentes umas das outras, tanto físicas (peso, sexo, estatura, audição, visão) como psicológicas (inteligência, caráter, temperamento, sensibilidade, criatividade); daí haver a necessidade de buscar aquele indivíduo que melhor venha a adequar-se às finalidades da organização.
O processo de seleção de pessoas vem logo após o recrutamento, com o objetivo principal: escolha dos candidatos recrutados, ou seja, aqueles selecionados foram os que estiveram condições de ocupar o cargo oferecido pela organização.
No contexto sócio-econômico em que as empresas estão atualmente inseridas, onde a competitividade tem sido cada vez mais acirrada, a procura por